terça-feira, 28 de novembro de 2017

Agradecimento


Prezadas e Prezados,

A Cáritas Diocesana de Caicó agradece a todas e todos que se fizeram presente em nosso primeiro Seminário Estadual Conhecer para construir a sociedade do Bem Viver.

O projeto contemplou atividades de estudos preparativos de toda equipe de organização sobre os textos bases de inspiração para a realização do Seminário, a saber: Laudato Si’ Sobre o Cuidado da Casa Comum do Para Francisco e O Bem Viver de Alberto Acosta. Houve articulação, como previsto no projeto 123/2017, entre as três dioceses que compõe a província do Rio Grande do Norte: Arquidiocese de Natal, Diocese de Mossoró e Diocese de Caicó, além destas pôde-se articular a Cáritas Regional Nordeste 2 para que pudesse se fazer presente no sentido de discutir questões político-sociais à luz da fé de forma que fosse sob o prisma da unidade eclesial. A articulação a nível local contou com a participação de leigos e leigas das paróquias que compõe a Diocese de Caicó, muitos destes ex-alunos e alunos da Escola Diocesana de Fé e Política e membros de Pastorais Sociais. Além destas, a Diocese de Pesqueira/PE também se fez presente através de representação. 

A realização do Seminário contemplou atividades variadas: a) Mesas discursivas em que visava discutir a temática do evento de detrimento da atual conjuntura política do Brasil, como também pensar perspectivas ecológicas, políticas e sociais – Para esta discussão contou-se com a presença de professores convidados: Prof. Dr. Roberto Marinho Alves da Silva (UFRN/Natal), Prof. Dr. Arivaldo José Sezyshta (SPM/UFPB), Prof. Ivo Poletto (Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social) e o Prof. Dr. César Sanson); b) Seis (06) minicursos que tratavam de temas variados, para tanto articulamos professores devidamente preparados para proporcionar a melhor discussão e formação possível: 1) Identidade feminina e o Reconhecimento Social: o olhar para “si”, para o “outro” e o cuidado interativo – Profa. Dra. Shirlene Santos Mafra Medeiros (UERN/Caicó); 2) Conhecer para construir a sociedade do Bem Viver – Prof. Ivo Poletto (Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social); 3) Filosofia da libertação e a construção da sociedade do bem viver – Prof. Dr. Arivaldo José Sezyshta (SPM/UFPB); 4) Economia Solidária como estratégia de envolvimento – Lidiane Freire de Jesus (AACC/Natal); 5) Base científica, ética e teológica da Agroecologia Prof. Dr. Saint Clair Lira Santos (IFRN/Currais Novos); 6) Deve a água ser considerado um bem comum ou um bem privado, mercantilizável? – José Procópio de Lucena (Eng. Agrônomo e Articulador Estadual do SEAPAC). Uma das atividades previstas era a apresentação de trabalhos (Trabalhos elaborados cientificamente a partir de experiências desenvolvidas nas dioceses), desta forma, contou-se com treze (13) apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências. Além disso, aconteceu uma conferência sobre Mudanças Climáticas e os desafios no cuidado da Casa Comum com o Prof. Ivo Poletto. De forma conclusiva, aconteceu a Celebração Eucarística presidida pelo Reverendíssimo Senhor Bispo Diocesano de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz Santos. É preciso destacar ainda a parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) que deu todo o apoio para a realização do evento entendendo a necessidade de se discutir a temática proposta, disponibilizando a outorga dos certificados a nível acadêmico para os participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário